Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

De onde vem a Baunilha?



Sempre vejo nas receitinhas espalhadas por aí a tão apreciada, elogiada e amada fava de baunilha e então resolvi pesquisar preço e descobrir de onde vem a danada e acabei descobrindo que a bendita é uma fava de orquídea.
Confesso que fiquei um tanto admirada pois orquídeas, na minha cabeça, só serviam para enfeitar a casa uma vez por ano, por poucos e tristes dias de quem pagou um absurdo na plantinha e o resto do ano era apenas um pedaço de pau seco (perdoem a insensibilidade da que vos escreve).
Mas enfim, a orquídea que fornece a preciosa fava é esta amerelinha aqui, o nome dela é Vanilla planifolia .





Aqui as favas ainda verdes
Esses frutos verdes não têm cheiro nem gosto, para alcançar aquele sabor e cheiro agradáveis, é preciso, primeiro, deixá-los secar numa estufa ou ao sol. Durante a secagem, ocorre um processo de fermentação natural: a ação de enzimas faz com que os frutos fiquem pretos e com seu perfume concentrado. Para retirar o extrato de baunilha, esmaga-se a vagem seca, que depois é mergulhada em álcool.
Aquela baunilha que compramos no supermercado tem aroma artificial. É obtida em laboratório a partir de álcool coniferílico, uma substância presente na madeira dos pinheiros. Os dois tipos de baunilha são parecidos, mas não iguais. A natural é muito mais cara, mas tem aroma e sabor muito mais suave.
O preço é de R$ 2,00 a R$5,00 uma fava, nada tão docinho quanto ela, mas dizem que compensa. A pessoa aqui ainda não provou a tal fava, pois aqui em Maringá ainda não ví as moçoilas a venda, mas aguardo na espectativa de que um dia as provarei.

fonte: aqui, aqui e aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...